Sim, a meditação pode ajudar na recuperação do transtorno alimentar

 

“Se você apenas sentar e observar, verá como sua mente está inquieta. Se você tentar acalmá-lo, isso só piorará, mas com o tempo ele se acalma e, quando o faz, há espaço para ouvir coisas mais sutis - é quando sua intuição começa a florescer e você começa a ver as coisas com mais clareza e ser no presente mais. Sua mente diminui a velocidade e você vê uma tremenda expansão no momento. Você vê muito mais do que antes. É uma disciplina; você tem que praticar. ” (Steve Jobs)

Preste atenção à palavra que Steve Jobs usou acima para descrever o crescimento da intuição como resultado da prática da meditação: Flor. Infelizmente, os distúrbios alimentares têm o impacto oposto. Eles fecharam essa expansão de consciência e criatividade no mundo e na sua própria vida. Eles tornam difícil, se não impossível, distinguir o verdadeiro sentido de quem você é e o que deseja dos mandatos do transtorno alimentar. A meditação pode aliviá-lo desses limites, ajudando-o a ignorar os pensamentos avassaladores do transtorno alimentar e a abrir espaço para sua própria voz. Que partes de sua vida e alma estão esperando para florescer? O que você pode ouvir em maior quietude? A meditação é uma ferramenta com base científica que pode servir a qualquer pessoa que busque um entendimento mais profundo e para expandir a recuperação.

Embora você possa inicialmente rejeitar a meditação como uma nova moda, na realidade isso está muito longe da verdade. Arqueólogos descobriram arte na parede representando meditação que remonta a 5000-3500 aC. Através dos séculos e através de culturas e religiões, a meditação é vista como uma pedra angular do desenvolvimento espiritual. (2) A grande novidade é que você não precisa praticar nenhuma forma específica de meditação para aproveitar os benefícios; existem práticas seculares e religiosas para escolher. Se você decide Meditação Transcendental (™) como The Beatles e David Lynch, Primordial Sound Meditation (PMS) como Deepak Chopra e Lady Gaga, Mindfulness Based Stress Reduction (MBSR) como Jon Kabat-Zinn ou Zen Meditation (Zazen) como o Dalai Lama e Richard Gere - se você fizer um esforço sustentado, esse hábito poderá contribuir significativamente para sua mentalidade, saúde espiritual e física. (3)

Meditar reduz o estresse e a ansiedade que podem levar e perpetuar comportamentos destrutivos dos transtornos alimentares. “A ciência ainda não conectou os pontos entre o que acontece no cérebro que medita… mas um estudo da Universidade de Wisconsin viu um aumento da atividade elétrica em regiões do lobo frontal esquerdo, uma área que tende a ser mais ativa em pessoas otimistas, depois de oito semanas de treinamento em meditação ”(4). Como psicólogo e meditador diário, testemunhei a calma, a autocompaixão e a criatividade que podem ser cultivadas através da prática da meditação. Os resultados ao longo do tempo permitem aumentar a pausa entre um gatilho e uma ação - para realmente escolher se você deve agir ou não - e aprimorar a auto-aceitação enquanto reduz a reatividade emocional e a autocrítica implacável. (5)

A mente - cheia de barulho, distrações e regras do mundo - pode ser facilmente invadida por um distúrbio alimentar. A meditação permite que você sintonize sua voz profunda e profunda que persiste sob o distúrbio alimentar. Com isso, você pode superar a doença a partir de uma sensibilidade profundamente enraizada, baseada no seu verdadeiro eu. Você já conhece essa voz. Essa sua verdadeira voz já o levou. Pense em todos os momentos em que você ... conheceu o certo do errado, viu e aproveitou as oportunidades de conexões, permaneceu aberto para aprender e crescer e encontrou forças para superar os obstáculos. Se você adicionar meditação ao seu kit de ferramentas de recuperação, estabelecerá um tempo e espaço diários dedicados a perceber e expandir seus pontos fortes, valores e sonhos.

O plano para sua recuperação já está dentro de você; Aprenda a explorar isso. Quando você pratica meditação, permitirá que as sutilezas de sua própria voz e a vida que você deseja viver subam acima da escuridão do distúrbio alimentar e entrem na luz. (6)


Isaacson, 2011; "Steve Jobs"

Puff, 2013; Hoje Psicologia

Lechner, 2016; Chopra.com

Kuchinkas, 2016; webmed.com

Gleissner, 2016; Hoje Psicologia

Marson, 2017; PsychologistSecrets.com

 

Edcarlos Bezerra - Treinador de Pessoas

@edcarlosbezerra_oficial

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