Como se preocupar menos em 5 etapas?

 

 

 

Na vida há altos e baixos, ou, como diz o ditado oriental clássico, "a vida é cheia de 10.000 alegrias e 10.000 tristezas". Nesta declaração, existe a sabedoria de que todas as coisas vêm e vão, embora nossos cérebros tendam a amplificar as tristezas e minimizar as alegrias no fluxo da vida (havia boas razões evolutivas para isso, mas elas não nos servem mais nos dias modernos).

 

Sempre que o cérebro percebe algo como "ruim", começa a se preocupar com isso. Mas, muitas vezes, não há utilidade real para a preocupação - ela serve apenas para cavar um buraco mais profundo e nos cegar para as alegrias que podem estar esperando na esquina.

 

Realmente não há como curar a preocupação, mas podemos aprender a ficar cada vez melhores em reconhecê-la e nos guiar gentilmente de volta a um senso de perspectiva sobre o que importa.

 

Gostaria de compartilhar cinco etapas para ajudar você a começar a se preocupar menos:

 

Suavizar sua compreensão de preocupação

 

A utilidade da preocupação é tentar antecipar e evitar possíveis perigos e nos manter seguros. É a maneira do cérebro de tentar nos proteger, de modo que a preocupação certamente tem seu lugar e tempo. Mas, muitas vezes, preocupar-se apenas serve para acelerar nosso sistema nervoso e nos levar a um lugar desequilibrado que só leva a mais preocupações. O cérebro tem boas intenções, mas pode nos colocar em um ciclo vicioso destrutivo. Este é um primeiro passo importante para se preocupar menos.

 

Permitir / Aceitar o sentimento

 

Preocupar-se geralmente desperta o sentimento de medo ou ansiedade. No entanto, se optarmos por permitir e aceitar o sentimento negativo, podemos reconhecer que esse sentimento está presente e chamá-lo. Não queremos resistir ao sentimento, porque o que resistimos persiste. Então, em vez disso, a ideia é praticar permitindo que as coisas sejam como são. Aqui, você está dizendo a si mesmo: " permitindo, permitindo, permitindo ".

 

Sinta-se com bondade

 

Agora temos a oportunidade de aprofundar nossa consciência e investigar o sentimento. Você pode colocar a mão no coração ou onde quer que sinta a sensação em seu corpo. Essa é uma maneira de sinalizar ao cérebro um sentimento de amor ou bondade com o sentimento desagradável que pode ajudar a transformá-lo. O cérebro também mapeia a sensação do toque que está inversamente correlacionada com a ruminação mental, diminuindo o volume no  pensamento negativo .

 

1. Ao sentir isso, você pode perguntar: "Em que esse sentimento acredita?" Acredita que você é amável, indigno? Se você permitir, pode realmente consumir você?

 

2. Faça a pergunta: “O que esse sentimento precisa agora? Precisa se sentir cuidada, segura, com uma sensação de pertencer? ”

 

3. Seja qual for a resposta, veja se você pode plantá-las como sementes em si mesmo. Por exemplo, você pode plantar as sementes da intenção, dizendo: "Posso me sentir seguro e protegido, que eu possa me libertar desse medo, que eu sinta uma sensação de pertencer". Faça isso pessoal para quaisquer que sejam suas necessidades.

 

Amplie a conscientização e os desejos de todas as pessoas

 

Seja qual for a preocupação, é importante que você saiba que não está sozinho. Sentir-se vulnerável faz parte da condição humana e milhões de pessoas lutam com a mesma fonte de vulnerabilidade que você experimenta. Mas quando nos sentimos vulneráveis ​​à ansiedade, muitas vezes é pessoal - precisamos tentar personificar a experiência e sair de nós mesmos.

 

Você pode fazer isso imaginando todas as outras pessoas que se esforçam para se preocupar e desejam todas as mesmas intenções que você apenas desejava.

 

Por exemplo, "Que todos sintamos uma sensação de segurança, que estejamos todos livres do medo que nos mantém presos em um ciclo perpétuo de preocupação, que todos sintamos esse sentimento de pertencer, etc."

 

Repita as etapas de 1 a 4 sempre que se sentir preocupado ou estressado

Ao praticar essas dicas, com o tempo você perceberá que começa a se tornar menos reativo à mente preocupada e mais compassivo consigo mesmo quando surgir a preocupação. Sua perspectiva mudará à medida que você reconhecer que se preocupar faz parte da condição humana e que você não está sozinho com essa experiência.

 

Se somos capazes de diminuir o volume e nos preocupar menos, nos abrimos para uma sensação de espaço, facilidade e alegria.

 

 

 

 

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