7 dicas para se motivar

Como posso me motivar? Essa é uma ótima pergunta que muitos se fazem. 

Manter a motivação alta, estar ativo, persistir, continuar trabalhando, etc. São algumas das prioridades nas vidas de muitas pessoas. Tudo o que fazemos em nossa vida diária, sempre tem uma motivação por trás. De fato, se não temos motivação, ficamos deprimidos.

 

Como a motivação funciona do ponto de vista fisiológico: nesse processo, certos hormônios atuam, como a dopamina (que surge do seu desejo de conseguir algo), adrenalina (que te leva à ação) e finalmente serotonina (relaxamento e satisfação de ter alcançado o objetivo desejado).

 

Mas o que acontece quando o processo falha desde o início, quando nos falta a chamada dopamina? Claro, o doping não é a resposta. A presença da luz é essencial: a luz é associada à vitalidade e, portanto, te torna mais ativo.

 

1. Criatividade

 

Motivação e criatividade são dois conceitos que estão intimamente relacionados. Há momentos na vida em que você não sabe como ou por que sente um apelo à criatividade, uma necessidade de se expressar, escrever, comunicar o que sente e pensa. Nesses momentos, você não está ciente da passagem do tempo e se torna muito criativo. Mas o ruim é que a inspiração quase sempre te pega desprevenido: acontece algumas vezes no banho, outras no café da manhã.

 

Você tem algum hobby criativo? Você gosta de pintar, desenhar, escrever poemas, cantar, dançar? Se você está triste, pode usar seus talentos e paixões. Não necessariamente para conseguir algo concreto, mas para se deixar levar pelo que mais gosta, para que isso se conecte à sua essência e à sua motivação interna.

 

2. Faça planos

 

Você já reparou que há momentos em sua vida em que você tem muitas coisas para fazer e não tem tempo para nada? Pelo contrário, há momentos em que tudo parece estar parado? É muito importante criar planos para o futuro: ideias, próximas viagens, mesmo que sejam excursões dentro de um mês, de um fim de semana.

 

3. Uma boa conversa

 

Pense nessa pessoa ou pessoas com quem você se sente muito confortável, com quem gosta de conversar, compartilhe sentimentos, experiências, ideias.

 

4. Caminhe, desconecte, faça uma mini-fuga

 

Sair para limpar a alma ajuda a encontrar equilíbrio, a se encontrar.

 

5. Leia um bom livro

 

Livros de psicologia, treinamento, espiritualidade, também chamados de auto-ajuda, podem ser muito úteis para motivar-se em tempos difíceis ou mudanças em nossas vidas.

 

6. Ouça sua música favorita ou assista a filmes que o inspiram

 

Música que o transporta para um lugar mágico ou eleva sua adrenalina e faz você pular ou dançar.

 

7. Pratique esportes ou outras atividades físicas

 

Não há nada de novo nessa dica: sacudir o corpo, colocar os músculos em movimento, faz a adrenalina aumentar automaticamente e também gera endorfinas. Portanto, o cansaço subsequente costuma ser agradável.

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