Como se libertar do vício?

Devo admitir que fiquei curioso para saber por que minha irmã estava sentada para me mostrar uma gravação de uma dança que ela assistira em um programa de TV popular. Eu assisti, um pouco cético, enquanto o coreógrafo explicava como ela usava a dança contemporânea para simbolizar a luta de uma pessoa com o vício. A introdução animada mostrou o jovem dançarino masculino e feminino, ela como viciada, e ele, como o próprio vício. Eles entraram no palco escuro e a dança começou. Instantaneamente, fiquei cativado. A expressividade de cada movimento transmitia o fascínio e a devastação do vício. A garota se agarrava desamparada ao parceiro, subindo e descendo a cada movimento dele, um minuto escapando e o próximo se jogando ao seu lado. O tempo todo, seu rosto mostrava o tormento de vítima de seu sequestrador.

Alguns meses atrás, escrevi o blog "Você é um viciado?" para ilustrar o que atrai as pessoas ao vício e como elas podem dizer quando estão envolvidas em comportamentos viciantes. Todos os comportamentos viciantes têm pelo menos essas duas coisas em comum: (1) ajudam as pessoas a eliminar sentimentos dolorosos e (2) são fortemente influenciadas ou controladas por um processo de pensamento destrutivo que seduz a pessoa no comportamento e a pune por ceder. Como uma dança, um vício encontra um padrão pelo qual entrar sem problemas na vida de uma pessoa, atraindo e condenando, confortando e destruindo.

As pessoas que praticam abuso de drogas ou álcool, que sofrem de um distúrbio alimentar ou que sofrem de algum vício estão agindo de acordo com as prescrições de um processo destrutivo de pensamento conhecido como voz interna crítica. Por exemplo, se você luta com uma dependência de álcool, esse inimigo interno tenta tentá-lo com um pensamento sedutor e aparentemente amigável (ou "voz") dizendo: "Você teve uma semana difícil, tome uma bebida”. “Você realmente precisa relaxar”. Se você está superando um vício em comida, pode atraí-lo com recompensas: “Coma um pedaço de bolo, você fez bem em sua dieta a semana toda”.

Depois de se entregar, essa voz interior enganosamente reconfortante se transforma em um inimigo cruel, destruindo você. A voz o castiga maliciosamente por se entregar ao próprio comportamento que havia encorajado. – “Seu idiota, fraco”. “Você disse que não ia mais beber!” “Você estragou tudo”. “Você sempre será uma vaca gorda”.

Como o dançarino na performance que assisti, a voz crítica interna sempre desempenha dois papéis em um vício: sedutor e punidor. Comportamentos viciantes representam um ataque direto contra a saúde física e o bem-estar emocional de uma pessoa e limitam a capacidade de perseguir objetivos pessoais significativos na vida. Portanto, é importante que um terapeuta ajude um cliente a identificar as vozes internas críticas que governam esses padrões de hábitos e a desafiar seus ditames, aprendendo maneiras mais construtivas de lidar com a dor emocional.

Nesse sentido, os terapeutas ajudam os clientes a identificar gatilhos ambientais que precipitam as emoções dolorosas e os padrões de pensamentos negativos, que, por sua vez, os influenciam a se envolver em comportamentos viciantes. Ao incentivar ainda mais a busca de vontades, desejos e objetivos genuínos, os terapeutas fortalecem o eu verdadeiro dos clientes, um processo que lhes permite obter liberdade contra comportamentos viciantes e autodestrutivos. Além disso, os indivíduos podem usar as seguintes técnicas para ajudá-los a superar o vício:

Identificar - é vital identificar os pensamentos que causam problemas e atraem você para um comportamento destrutivo. Embora esses pensamentos possam parecer amigáveis ​​ou calmantes, eles devem ser reconhecidos como inimigos. Costumo aconselhar os clientes a procurar padrões em seu comportamento. O que ocorre ou passa por sua mente antes de você tomar uma ação autodestrutiva? Que situações o tentam? Quais cenários você considera perigosos? Ao identificar os gatilhos internos e externos, as pessoas podem se tornar mais conscientes e autoconscientes. Eles podem fazer uma pausa para refletir e resistir a agir com pensamentos que vão contra seu próprio interesse.

Diário - Depois de reconhecer seus pensamentos, você pode registrá-los como um meio de se conhecer melhor e se familiarizar com seus hábitos negativos. Tomar a ação de escrever o que lhe vier à cabeça é uma boa alternativa para se envolver em comportamentos destrutivos. Ele também fornece algo para você olhar para trás e ajudá-lo a encontrar padrões em si mesmo e a descobrir o que o leva ao vício.

Reflita - Depois de saber quais são os pensamentos e quando eles surgem, você pode começar a perguntar por quê. De onde vêm as "vozes"? Eles parecem familiares? Eles lembram alguém ou algo do seu passado? Alguém do seu passado influenciou você por se envolver em um comportamento semelhante? Seus pais ou outras figuras influentes usaram algum meio destrutivo para lidar com seus sentimentos ou para se acalmar?

Plano - Saber o que o desencadeia orienta em direção à ação. Em seguida, você pode definir um plano do que fazer nos momentos em que se sentir compelido a usar ou entrar em sua droga de escolha. Você pode se visualizar dizendo não. Você pode pensar em ações que você pode executar que funcionaram no passado para distraí-lo ou ajudá-lo. Você pode procurar uma certa pessoa com quem conversar, um certo amigo para sair ou uma certa atividade para se envolver durante momentos de estresse.

Tenha compaixão - todos enfrentamos lutas e cometemos erros. Lidar com um vício é um sinal de força, não fraqueza, e você não deve permitir que sua voz interior crítica o derrote por erros ou recaídas. Lembre-se de que o desejo de se autopunir é uma parte forte do que leva uma pessoa ao vício. Ouvir a voz interior só funcionará contra você, mesmo quando você escapa ou experimenta um revés.

Sentir - o vício entorpece uma pessoa de alegria e dor. Seu objetivo é enterrar emoções que você é resistente a sentir ou não acredita que possa tolerar. Naturalmente, quando você quebra um vício, surgem emoções que o vício estava ajudando a evitar. Sentir essas emoções e superá-las o tornará mais forte. Também reduzirá sua "necessidade" percebida da substância ou comportamento que estava motivando seu vício. Inicialmente, as vozes críticas internas ficam mais altas quando você para de ouvir as instruções. No entanto, quando você persevera em suas ações, elas diminuem e eventualmente desaparecem. Durante todo esse processo, você deve ser resiliente, aberto e compassivo. Conversar com alguém é importante, e a terapia é uma opção saudável e inteligente.

Quando você combate um vício desafiando suas vozes destrutivas, fortalece seu verdadeiro eu. Você alcança um melhor equilíbrio que o deixa mais forte diante de tentações destrutivas e comportamentos prejudiciais. Mais importante, você se liberta de todas as cadeias internas que o impedem de experimentar quem você é em seu potencial máximo e de buscar ativamente o que você pretende realizar em sua vida.

 Edcarlos Bezerra - Treinador de pessoas

@energiaevolutiva

 

cta-logo

CONTROLE A ANSIEDADE E A DEPRESSÃO,

SEM MEDICAMENTOS!

Pesquisa

Search